O Centro de Ciência Animal é um ponto de armazenamento externo de resíduos biológicos e atende a RDC Nº222 e DN232/19.
Orientações para descarte de matrial biológico no CCA:
-
Identificar os diferentes resíduos de forma clara e legível, em tamanho proporcional ao saco ou recipiente, devendo constar ainda o gerador, a unidade e a data do descarte.
-
A identificação deve ser feita diretamente no saco e escrita à mão, sendo vedado o uso de adesivos.
-
Resíduos perfuro-cortantes devem ser acondicionados em recipientes que evitem rupturas, tombamentos e acidentes ao manuseio.
-
Resíduos líquidos (sangue, por exemplo), devem ser acondicionados em recipientes resistentes, rígidos, com tampa que garanta sua contenção.
-
Demais resíduos biológicos devem ser acondicionados em saco branco leitoso, utilizando, no máximo 2/3 (dois terços) de sua capacidade total, para permitir um fechamento adequado.
-
Peças e órgãos mantidos em conservantes, devem ser segregados e APENAS os materiais sólidos serão descartados/congelados no CCA. Os conservantes devem ser destinados para uma unidade de descarte de resíduos químicos.
-
Peças e órgãos de animais provenientes de experimentação com inoculação de microrganismos, devem ser identificados com a inscrição “Peças Anatômicas de Animais”.
-
O descarte de fluidos e carcaças de animais deve ser feito no freezer do expurgo.
-
Materiais de laboratório (exemplo: ponteiras, pipetas, placas, garrafas) e perfuro-cortantes devem ser depositados dentro das bombonas do expurgo.
-
Os resíduos serão recebidos pelo CCA de 7h às 19h de terça-feira à sexta-feira. Nestes horários, o responsável pelo resíduo deve procurar a portaria do CCA, registrar o horário e o resíduo descartado, pegar a chave do expurgo, depositar corretamente o material, trancar o expurgo e devolver a chave na portaria do setor.