Infraestrutura

Infraestrutura

O Centro de Ciência Animal é o biotério central da Universidade Federal de Ouro Preto. Foi construído para atender a comunidade científica da UFOP que trabalha com pesquisa animal. Abriga a criação e manutenção de animais roedores, bem como pequenos laboratórios que permitam a realização da prática de pesquisas em um mesmo prédio. Atualmente o prédio central do CCA é dividido em 5(cinco) setores:

  1. Área não-técnica

A área não técnica é composta por todos os ambientes que não envolvem risco biológico, onde se concentram as atividades administrativas, de atendimento ao público, copa, paramentação de funcionários e usuários e depósito de materiais. Neste setor é feito o controle de entrada no prédio, o qual só é permitido a pesquisadores cadastrados, equipes de manutenção ou visitantes acompanhados por técnicos do setor.

2 – Setor de Criação de Roedores

No setor de criação se concentram as atividades de registro e manutenção das colônias de roedores que atendem a demanda das pesquisas aprovadas pela Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) a serem executadas no setor, como também em outros biotérios. Os ambientes de criação são separados por espécies. Os animais são mantidos em racks ventiladas com insulflamento de ar estéril. A manipulação dos animais é realizada em cabines de troca semelhantes a fluxos laminares. Todo o insumo em contato com os animais são esterilizados.  

3 – Setor de Experimentação

O setor de experimentação abriga todos os animais que permanecem em experimentação no Centro de Ciência Animal. Nestas salas os animais são mantidos pelos próprios pesquisadores e avaliados pelos veterinários sempre que necessário, não sendo permitido o uso destas salas para outros fins. As salas são separadas por espécies, não sendo permitido alojar animais de espécies diferentes no mesmo ambiente. Os animais são mantidos em racks ventiladas com insulflamento de ar estéril. Todo o insumo em contato com os animais são esterilizados.

O setor de experimentação é composto por:

- Sala de experimentação I: Manutenção de Ratos;

- Sala de experimentação II: Manutenção de experimentos que exigem menor movimentação de pessoal e utilização de gaiolas metabólicas;

- Sala de experimentação III: Manutenção de Ratos;

- Sala de experimentação IV: Manutenção de Hamsters;

- Sala de experimentação V:Manutenção de Camundongos;

- Sala de experimentação VI: Almoxarifado de equipamentos utilizados mediante requisição.

4 – Setor de Procedimentos

O setor de procedimentos é onde se concentra toda a atividade de pesquisa realizada dentro do CCA, desde cirurgias a treinamentos físicos, coleta de dados e materiais biológicos, além de necrópsias e eutanásias.

O Setor de procedimentos é composto por:

- Sala de procedimentos I, II e IV: salas de uso geral.

- Sala de procedimentos III: Sala de Balanças e Microscópios;

- Sala de procedimentos IV: Laboratório Integrado de Pesquisa - LIP;

- Sala de procedimentos VI: Intalações Zebra-fish.

- Sala de quarentena: Para animais em trânsito entre biotérios

- Sala de necropsia: Uso Geral para experimentos com maior número de pessoas.

5 – Setor de Lavagem e Esterilização

No setor de lavagem e esterilização de material estão instalados equipamentos para a limpeza automática de mini-isoladores e bebedouros, autoclave de dupla porta de 500L, autoclave de câmara horizontal de 250L.